Requerimento N.º 056/2019
28 de Março de 2019

Proponente: Ver. Jerri Moraes (PP), Ver. Paulo Tigre e Ver. Max de Souza

REQUERIMENTO

Excelentíssimo Senhor Paulo Tigre
Presidente da Câmara Municipal de Campo Bom/RS                       

Os vereadores que subscrevem requerem que após trâmites regimentais, seja analisado pelos nobres pares o seguinte REQUERIMENTO: ______/2019, abaixo declinado, e se acatado e aprovado, seja executado.

Requeiro que o poder público Municipal, através da Secretaria de Finanças, crie o Projeto de lei, conforme minuta em anexo, que DISPÕE SOBRE PARCELAMENTO DO IMPOSTO SOBRE A TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS - ITBI, INSTITUÍDO PELA LEI 1.098/89, DE 27 DE JANEIRO DE 1989, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

Justificativa: Incluso, remeto à análise e aprovação desse requerimento que dispõe sobre parcelamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis - ITBI, instituído pela Lei 1.098/89, de 27 de janeiro de 1989, e dá outras providências.

É notória a prática de realizar-se, não só no Município de Campo Bom, os chamados “contratos de gaveta”, ou seja, aqueles contratos em que o imóvel é transferido para terceiro, sem, entretanto, registrar-se tal transferência junto ao Cartório de Registro de Imóveis competente. Tal expediente se dá, na maioria das vezes, com a finalidade de minimizar os custos oriundos de tal registro, tal como o pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis – ITBI.

Ocorre que a compra através de “contrato de gaveta” traz riscos evidentes. Entre outras situações, o proprietário antigo poderá vender o imóvel a outra pessoa, o imóvel pode ser penhorado por dívida do antigo proprietário, o proprietário antigo pode falecer e o imóvel ser inventariado e destinado aos herdeiros, o atual proprietário pode tornar-se inadimplente em relação ao pagamento do IPTU, trazendo transtornos ao antigo proprietário, entre outros. Com vistas a possibilitar a regularização desses contratos, é que surgiu o presente projeto de lei, certos de que a previsão de parcelamento dos valores, a título de tal imposto, observa o interesse público.

Sem mais nada a solicitar, expressamos nossos mais sinceros votos de estima e consideração.



_______________________     _______________________     _______________________       

                   Jerri Moraes                            Paulo Tigre                        Max de Souza
                 Vereador (MDB)                       Vereador (MDB)                       Vereador (MDB)

Documento publicado digitalmente por HOBERDã JUNIOR VIEIRA em 28/03/2019 às 13:59:27.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação bcdaf796a27b5aab22cdd631c674c515.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camaracb.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 13782.

HASH SHA256: adaacfa76cb9ac25d8e8bc19463490071fe663af37dbc94e1fe54ceafec7cc52