Campo Bom, 28 de Janeiro de 2020.
Indicação N.º 007/2020

Proponente: Ver. Max de Souza

Campo Bom, 23 de janeiro de 2020.

 

INDICAÇÃO

 

Excelentíssimo Senhor João Paulo Berkembrock

Presidente da Câmara Municipal de Campo Bom/RS

 

O vereador que subscreve requer que após trâmites regimentais, seja encaminhado ao excelentíssimo prefeito municipal, Luciano Orsi, a seguinte solicitação:

      Indicação: que seja oportunizado pelo Município a viabilidade, de implantar um Programa Educacional ao Descarte Correto do Lixo.

   

           Justificativa: esta iniciativa sugestiva se faz necessária no município, afim de começarmos a desenvolver uma política pública junto de nossas crianças e adolescentes baseada na educação ao Descarte Correto do Lixo, para que os mesmos possam ser agentes transformadores, levando informações corretas sobre o descarte para suas famílias e comunidade onde moram, criando hábitos responsáveis com o meio ambiente e a cidade, já desde a tenra idade para que possamos ter adultos conscientes e comprometidos com a conservação, limpeza e a educação ambiental, auxiliando o planeta e as futuras gerações. Esta sugestão se assemelha ao trabalho respeitado e de sucesso desenvolvido pelo PROERD, o qual forma crianças, adolescentes e jovens mais conscientes e responsáveis para viverem o cotidiano da sociedade, e este é o propósito do Programa Educacional ao Descarte Correto do Lixo.

Este Programa pode ser visto como uma proposta de “inovação” pedagógica no campo do descarte do lixo. Assim em meio a muitos casos na cidade de descarte incorreto de lixo, inovar é uma necessidade existencial, ainda mais vindo da rede escolar.

O Programa Educacional ao Descarte Correto do Lixo: é uma informação para a mudança de atitude. 

O Programa Educacional ao Descarte de Lixo, consiste num esforço cooperativo estabelecido entre escola, família e comunidade, tendo com missão e visão:

Missão: Ensinar estudantes habilidades para tomada de consciência e decisão, para ajuda-los na conservação do meio ambiente proporcionando um ambiente saudável.

Visão: construir um mundo, uma cidade no qual crianças e adolescentes de toda a rede escolar estejam capacitados para respeitar o meio ambiente e instruir a família e comunidade a conduzir suas ações em favor da sua vida e da sustentabilidade para futuras gerações.

 

Segue algumas ideias para formatação do Programa Educacional ao Descarte do Lixo:

*Programa a ser desenvolvido pela rede municipal de ensino público e privado, para alunos do ensino fundamental, ficando o Poder Público a direcionar em quais séries iniciar o Programa.

*Organizado e gerenciado pela Secretaria de Educação com apoio da Secretaria de Meio Ambiente.

*Desenvolver ações e aulas com noções de cidadania para os alunos.

*Desenvolver atividades práticas e palestras que demonstrem a realidade do que acontece com o meio ambiente quando não descarta corretamente o lixo para os alunos, bem como em forma de orientação para os pais.

*Desenvolver a formação de turmas a cada semestre, com certificado e formatura dos alunos.

*Desenvolver atividades com aulas e palestras que esclareçam o que o descarte correto do lixo provoca na sociedade.

*A participação e escolha de professores, servidores e palestrantes fica a cargo das secretarias envolvidas no programa.

*Incluir recursos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) para ministrar o programa com orçamento específico.

 

Sem mais nada a solicitar, expresso meus mais sinceros votos de estima e consideração. 

 

________________________________________

Max de Souza

Vereador MDB

Documento publicado digitalmente por ANDRESSA SCHNORR em 27/01/2020 às 15:44:56.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 1b0e5f6812d7adc56faa34a43e20f873.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camaracb.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 19167.

HASH SHA256: 503531d5159c86c888a743f1c5eb49e07c96375b4c547f78c7c28df25f38da03