Requerimento N.º 019/2020
14 de Fevereiro de 2020

Proponente: Ver.ª Professora Sandra Orth (PSDB)

REQUERIMENTO

Excelentíssimo Senhor João Paulo Berkembrock

Presidente da Câmara Municipal de Campo Bom/RS

 

A vereadora que subscreve requer que após trâmites regimentais de praxe, seja apreciado o presente requerimento e, se acatado e aprovado, sugerimos a esta casa legislativa, prestar homenagem ao:

 

CTG PALANQUES DA TRADIÇÃO

 

 

HISTÓRICO CTG PALANQUES DA TRADIÇÃO

 

Em 1975 o Sr. Miguel Arcanjo Vicente e sua esposa Sra. Iria Maria Nobre Vicente, com seus oito filhos, saíram da cidade de Camaquã com o destino a Campo Bom, onde fixaram residência. O Sr. Miguel sempre foi tradicionalista; gostava da lida campeira; era gaiteiro; gostava de danças de fandango e danças tradicionais. Em meados de junho de 1979, formou-se um grupo de danças tradicionais com quatro pares, Sr. Miguel deu o nome de “Grupo Folclórico Palanques da Tradição”. Fizeram parte deste grupo os peões Rodinei Vicente; Vilmar Lima; Vonei Lima e Gilmar Lopes e as prendas Cleide Vicente, Cleane Vicente, Janete Weber e Gislaine Canabarro. O grupo participou de rodeios artísticos na região do Vale dos Sinos e fora dela.

O Sr. Miguel tinha um grande sonho nessa época, queria fundar um Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Nesse período Campo Bom pertencia a 12ª Região Tradicionalista, hoje pertencemos a 30ª Região Tradicionalista, e era preciso ter 60 sócios para fundar um CTG. Em uma reunião com amigos, no Bairro Paulista em Campo Bom, seu sonho foi realizado e em 26/02/1982 funda-se o CTG Palanques da Tradição, no porão da casa do Sr. Miguel, no bairro Paulista, em Campo Bom. A primeira patronagem foi constituída assim: Patrão – Sr. Miguel Arcanjo Vicente; Vice-Patrão – Sr. Francelino Velter; Sota-Capataz – Sr. Aloísio dos Santos; Agregados das Pilchas – Sr. João da Rosa; Sr. Clésio Vicente fazia parte do Conselho dos Vaqueanos.

Atualmente nosso patrão é o Sr. André Cioccari, Vice-Patrão Sr. Rudinei dos Santos, Sota-Capataz Sra Eliane Bueno, 2ª Sota Capataz Sra Barbara Muller, Agregado das Pilchas Sra Sara Kaefer. Como Presidente do Conselho dos Vaqueanos Sr. Clésio Vicente. A Diretoria Artística e Cultural está a cargo da Sra Karini Pinheiro Cioccari e o Capataz Campeiro é o Sr. Edinei Araújo.

Nossa entidade está voltada para a cultura e tradição de nosso estado. Considerada perante o Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, como uma entidade PLENA, ou seja, constituída por todos os departamentos: Artístico, Cultural, Campeiro e Esportivo, o CTG Palanques da Tradição vem mantendo viva essa difusão na arte, com seus grupos de danças Pré Mirim, Mirim e Juvenil; na cultura e no tradicionalismo, nas Gestões de Prendas e Peões da entidade; na parte campeira através da equipe de laço e nos esportes campeiros com os representantes da bocha, do 48 e do truco.

Trabalhamos com o ideal de propagar a cultura gaúcha, mas muito mais com a intenção de contribuir com a infância e juventude saudável, tornando adultos responsáveis e maduros, os quais continuarão a difundir as tradições gaúchas.

A comunidade local em que o CTG está localizado e a realidade social desfavorece, muitas vezes, que jovens e crianças permaneçam suas atividades no tradicionalismo. Mas através de projetos em parceria com a iniciativa pública e privada, e colaboração de anônimos essa realidade vem se transformando e dando espaço a propagação de sonhos.

O CTG Palanques da Tradição contribui com a sociedade Campobonense, através das suas atividades, visando a formação de jovens regrados pela ética e os bons costumes do povo gaúcho.

 

 

Sem mais nada a solicitar, expresso meus mais sinceros votos de estima e consideração.

 

 

 

 

________________________________________

Vereadora Sandra Orth (PSDB)

Líder de Bancada do PSDB

Documento publicado digitalmente por MIRIA CRISTINA DA SILVA RUPPENTHAL em 13/02/2020 às 17:46:42.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação c01ff1877fc054dd7079761c510574af.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camaracb.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 19492.

HASH SHA256: fdb8a62caa63562ab5fc048165ae0be941cd92ff0485a430f964cb353445107b