Requerimento N.º 003/2026
30 de Janeiro de 2026

Proponente: Ver. Alexandre Hoffmeister (PP), Ver. João Paulo (MDB), Ver. Paulo Santos Silveira (MDB), Ver. Professor Jéferson (PDT), Ver.ª Kayanne Braga (PDT), Ver.ª Michele Closs (PDT) e Ver. Cleber Nunes da Silva (MDB)

Estudo de Viabilidade Técnica para a implantação de "Áreas de Espera" para motocicletas nos cruzamentos semafóricos do município. ”

 

 

 

REQUERIMENTO

 

Excelentíssima Senhor João Paulo Berkembrock

Presidente da Câmara Municipal de Campo Bom/RS

Os vereadores que subscreve, após cumpridos os trâmites regimentais, solicita que seja encaminhado ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, Giovani Feltes, o seguinte requerimento:

Os Vereadores que subscrevem, no uso de suas atribuições, requerem que, após os trâmites regimentais, seja enviado ofício ao Poder Executivo Municipal solicitando que a Secretaria de Segurança e Trânsito (ou órgão equivalente) realize ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA para a implementação de áreas de espera exclusivas para motocicletas, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro e normas do CONTRAN.

O referido estudo deve contemplar, minimamente:

  1. Levantamento de Fluxo: Identificação dos cruzamentos com maior volume de motocicletas e conflitos entre veículos leves e pesados na Avenidas com São Leopoldo, Adriano Dias, Brasil, Dos Estados e Independência;
  2. Análise de Sinistralidade: Mapeamento dos pontos com maior índice de colisões laterais e "fechadas" nos semáforos;
  3. Adequação de Sinalização: Avaliação da sinalização horizontal e vertical necessária para a demarcação das áreas de retenção recuadas;
  4. Impacto na Fluidez: Projeção da melhora no tempo de escoamento dos veículos após a abertura do sinal verde.

JUSTIFICATIVA

A solicitação de um estudo formal justifica-se pela necessidade de uma intervenção baseada em dados reais. As áreas de espera para motocicletas não são apenas uma conveniência, mas uma solução de segurança viária que reduz drasticamente o risco de acidentes no momento da arrancada dos veículos.

Ao separar os modais, garantimos que os motociclistas não fiquem vulneráveis nos "pontos cegos" de carros e caminhões. Além disso, o estudo permitirá que o Executivo planeje a implementação de forma gradual e técnica, priorizando as vias de maior periculosidade.

Diante da relevância do tema para a preservação de vidas e modernização da nossa mobilidade urbana, submeto o presente Requerimento à aprovação deste Plenário.

 

 

Campo Bom, 30 de Janeiro de 2026.

   

Atenciosamente,

   

 

Documento publicado digitalmente por CRISTIANO RODRIGUES FIGUEIRO em 30/01/2026 às 10:37:10.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 5ea03ccb89b789f3d286e73b9e4fb5b5.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camaracb.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 71442.

HASH SHA256: 12a63e028434f4351fab8765d11ad191d775ea2a341d271f1bfbe9bc9f1a6c96