Requerimento N.º 023/2019
08 de Fevereiro de 2019

Proponente: Ver. Paulo Tigre

 

Campo Bom, 06 de julho de 2017.

 

Excelentíssimo Senhor Paulo Cesar Lima Tigre

Presidente da Câmara Municipal de Campo Bom/RS

 

 

REQUERIMENTO

 

O vereador que subscreve requer que após trâmites regimentais, seja analisado o requerimento abaixo declinado, e se acatado e aprovado, venha a ser encaminhado ao Poder Executivo.

 

Esta proposição atende a destinação de verba de emenda parlamentar do deputado federal, Onyx Lorenzoni (DEM) no valor de R$ 81 mil. Em recurso destinado para a construção de uma academia de saúde em Campo Bom.

 

Atenciosamente, renovando votos de estima e apreço. Sendo o que tinha, subscrevo-me.

 

 

 

 

________________________________________

Vereador Paulo Tigre

Vereador do PMDB

 

 

 

 

CRIA O PROJETO “ACADEMIA DE SAÚDE”,

NO BAIRRO SOLAR DO CAMPO EM CAMPO BOM,

E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

 

D E C R E T A :

 

Art. 1º Cria o projeto “Academia de Saúde” no bairro Solar do Campo, em Campo Bom, para a prática de exercícios físicos para todas as idades, com a finalidade de proporcionar mais qualidade de vida à comunidade deste bairro, especialmente no que envolve a saúde e qualidade de vida.

  • 1º A academia deverá ser construída e instalada em local revitalizado e livre de intempéries, de acordo com a análise da prefeitura, conforme o plano diretor do município.

 

Art. 2º A academia será equipada com os aparelhos de ginásticas, onde todos os aparelhos deverão conter placa de orientação e forma de utilização dos mesmos, propiciando, o seu bom uso e permitindo ao munícipe a utilização da academia de saúde.

  • 1º Para o melhor cumprimento de disposto neste artigo, o Executivo Municipal poderá disponibilizar, de acordo com os recursos disponíveis, uma equipe responsável pelo bom cumprimento desta lei, que seria composta por profissionais de Educação Física com curso superior e registro no conselho de Educação Física, como também Médicos e Enfermeiros.
  • 2º Poderão também fazer parte dessa equipe, estudantes dos cursos de Educação Física, Medicina e Enfermagem que tenha benefício de Bolsa Universitária Municipal. Estadual e Federal, desde acompanhados por profissionais que trata o parágrafo 1º deste artigo.

 

Art. 3º Caberá a Associação de Moradores, do respectivo bairro, zelar e cuidar da academia a fim de evitar furto ou danos aos equipamentos instalados, afim propiciar a conservação e manutenção dos referidos equipamentos.

 

Art. 4º A pratica dos exercícios físicos deverão contemplar os principais grupos musculares, bem como o trabalho aeróbico.

 

Art. 5º As atividades físicas a serem realizadas nas academias de ginástica terão horário e condições gerais de exercícios fixados de acordo com as normas a serem estabelecidas pelo órgão competente.

 

Art. 6º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

As academias de saúde são uma excelente opção para quem gostaria de praticar exercícios físicos e não consegue se adaptar às academias tradicionais. Fazer atividades físicas regulares é uma das principais medidas a ser adotada para aumentar nossa expectativa de vida e também para garantir boas condições do corpo e da mente por muitos anos.

 

Além da queima de calorias, os exercícios físicos ajudam a acelerar o metabolismo, possibilitando que o organismo continue a consumir as reservas de gorduras durante o período de descanso. Assim, seu corpo funciona melhor e diminuem as chances do acúmulo de peso.

 

Os exercícios físicos são uma prática importantíssima para o combate a doenças que fazem milhares de vítimas todos os anos. As atividades físicas são capazes de inibir desde os resfriados comuns, ao fortalecer o sistema imunológico, até auxiliar no combate a alguns tipos de câncer, como o de próstata, esôfago, fígado, pulmão, cólon e mama.

 

Além disso, os exercícios físicos regulares são muito importantes para combater a osteoporose, pois o impacto causado pelos movimentos promove o fortalecimento dos ossos.

 

Os exercícios físicos também ajudam a reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL), regulam a produção de insulina, prevenindo o diabetes, e auxiliam no controle da pressão arterial, combatendo a hipertensão ao promover a liberação de substâncias que dilatam e fortalecem os vasos sanguíneos.

Além do combate às doenças, a prática de exercícios promove a liberação de endorfina, uma substância que ajuda a regular o sono, aumenta a sensação de bem-estar e diminui o estresse e a ansiedade.

 

 

EMENDA PARLAMENTAR

 

O deputado federal, Onyx Lorenzoni (DEM) destinou uma emenda de R$ 81 mil. O recurso será usado para a construção de uma academia de saúde em Campo Bom.

 

 

LOCAL

 

A academia deverá ser construída e instalada em local revitalizado e livre de intempéries, conforme análise da prefeitura, e de acordo com o plano diretor do município.

 

 

OBJETO DO PROJETO

 

As academias de saúde são uma excelente opção para quem gostaria de praticar exercícios físicos e não consegue se adaptar às academias tradicionais.

 

 

 

 

Sala Presidente Vargas, 08 de fevereiro de 2019

 

 

 

______________________________________

Vereador Paulo Tigre

Vereador do PMDB

Documento publicado digitalmente por PEDRO EMíLIO FROEHLICH NETO em 08/02/2019 às 09:17:27.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 56d0282638188943e08856c1a92ca570.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camaracb.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 12485.

HASH SHA256: 08f31ba821176d46a9a2925fa4aa6c5dc85b5fb1e3e5443cf34eb1c9e352c194