Requerimento N.º 060/2019
29 de Março de 2019

Proponente: Ver. Jair Wingert (REP)

Solicitamos que a administração municipal estude com carinho a possibilidade de desenvolver um Projeto para a criação de um CENTRO MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA no município. Este Centro  será a mola propulsora para o desenvolvimento econômico da cidade com base na tecnologia, caminho que a humanidade vem trilhando com a chamada QUARTA ONDA, a onda do conhecimento (Vai deter o poder no século XXI quem detiver conhecimento). O Mundo passou pela chamada “segunda onda” quando a era Industrial começou a se desenvolver, as maquinas começaram a ser peça fundamental para trabalho e o homem passou a ser automatizado, o cenário era simples, controlável, previsível, e estável, o trabalho era concluído de vez em vez, os empresários se sentiam confortáveis pois sabiam que havia algum retorno. Logo após, passou-se pela “terceira onda”, a chamada era da Informação e comunicação, onde todos podem tomar decisões o tempo todo, conectados em rede, é simples acessar tudo e todos ao mesmo tempo. O mundo começou a ficar mais instável, rápido, imprevisível e complexo. Este cenário não é um novo tópico em nosso contexto, mas ainda é visível e fácil de encontrar organizações que não conseguiram situar-se dentro deste meio até os dias de hoje.

Estamos em transição para a “quarta onda”, e será que a sua empresa está pronta para essa caminhada? Sabemos que as empresas dominantes fazem a diferença através do conhecimento, o grande porem é a trajetória para esta mutação, capturar destas disponibilidades de informações e transformá-las em conhecimento tácito. Em eras passadas, corporações eram enrijecidas pelas hierarquias institucionais e as proporções de que todos pudessem se disponibilizar para o mesmo conhecimento era quase nula. O fato é que infelizmente como já dito, muitas empresas ainda não se visualizam dentro da era da informação, permanecendo individualistas, construindo manutenções de poder e concorrência de status.

A implantação deste CENTRO MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA poderá ser feito através de uma parceria público privada com uma universidade da região junto ao Parque Tecnológico. Este espaço seria iniciado e incentivado a partir dos alunos de 9º ano da rede municipal de ensino e de alunos do ensino médio das escolas estaduais.  A cidade através de uma Lei de incentivos também poderá oportunizar bolsas de estudos em faculdades a alunos que desenvolver projetos que se destacam.

Documento publicado digitalmente por LEONARDO DRUZIAN PINTO em 29/03/2019 às 08:56:06.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 848fa2529c941fb1efb7df0d63b5076d.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camaracb.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 13856.

HASH SHA256: 01a46559f4bb95147e7c9034fa6a4856ba9749aba9301200582b051bc532a76f