Requerimento N.º 087/2020
09 de Julho de 2020

Proponente: Ver. Paulo Tigre

REQUERIMENTO

Excelentíssimo Senhor João Paulo Berkembrock

Presidente da Câmara Municipal de Campo Bom/RS

 

O vereador que subscreve requer que após trâmites regimentais, seja apreciado e deliberado o seguinte Projeto de Lei. E se aprovado encaminha ao poder executivo de Campo Bom.

 

 

 

“DISPÕE SOBRE A DISPONIBILIZAÇÃO GRATUITA DE KITS. DE MEDICAMENTOS PARA O TRATAMENTO DO COVID-19 NA REDE SUS/CAMPO BOM DURANTE O PERÍODO DE PA'NDEMIA E DÁ OUTRAS, PROVIDÊNCIAS NO ÃMBITO DO MUNICIPIO DE CAMPO BOM”

 

 

Art. 1°- Fica a Secretaria Municipal de Saúde. - SUS/Campo Bom/RS, Autorizada a disponibilizar gratuitamente 1 (um) kit de medicamentos aos pacientes Infectados pela COVID-19 que possuam receita médica com a Indicação de, tratamento com tais fármacos como hidroxiclóroquina: cloroquina, ivermectina azitrorhocina ·ou outros fármacos que venham a ser liberados e preconizados pelo Ministério da Saúde.

I- O uso das medicações está condicionado à avaliação médica, a partir do momento da identificação de sintomas ou sinais leves da doença, com realização de, exame físico e exames complementares, em Unidade de Saúde.

II - O médico é responsável pelo tratamento do paciente e, caso prescreva os referidos medicamentos, deverá aplicar o Termo de Ciência e Consentimento caso prescreva o uso da Cloroquina.

 

Parágrafo Único O kit ·de medicamentos constantes no· art. 1° serão distribuídos de acordo:

a) Com a receita médica utilizando o protocolo regulamentado pelo Ministério da Saúde;

b) Adultos (maiores de 18 anos);

c) O kit deverá ser entregue em um sistema organizado por etapas de forma que evite aglomerações à população;

 d) O receituário médico deve ser de controle especial em nome do paciente; determina a disponibilização gratuita de kits de medicamentos para o tratamento do COVID-19 na rede SUS/Campo Bom durante .·o período de pandemia e dá outras providências

e) Para retirar o medicamento o paciente, acompanhante ou responsável pelo paciente deverá apresentar receita médica legível em nome do paciente e documento oficial com foto.

Art. - Esta lei terá o prazo de vigência em consonância com o período de aplicação das medidas e restrições de deslocamento decorrentes dó vírus do COVID-19 estabelecidas peIa Prefeitura de Campo Bom. 

Art. 3° - Poder Executivo regulamentará

Art. 4° - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

O presente Projeto de Lei tem como objetivo disponibilizar gratuitamente à

População, através- do Sistema Único de Saúde da Prefeitura de Campo Bom, kits de medicamentos para o tratamento dos sintomas do Covid-19 aos pacientes com receita médica.

O principal objetivo desse protocolo é iniciar o tratamento da Covid-19 o mais precocemente possível, ainda na fase infecciosa, pois no momento que se inicia a fase inflamatória da doença, a condição do paciente se deteriora rapidamente e muitos irão necessitar de leitos em Unidade de terapia intensiva, os quais podem se tornar insuficientes, segundo as projeções do Ministério da Saúde do Brasil que aguarda por novos respiradores para ampliar o número de leitos.

Um pequeno estudo avaliou 20 pacientes com Covid-19 que usaram hidroxicloroquina 600 mg/dia associada ou não à azitromicina. Nos pacientes que utilizaram hidroxicloroquina e azitromicina no sexto dia houve eliminação do vírus em 100% dos casos nos que usaram somente hidfoxicloroquina em 57 .1 % não houve-identificação do vírus.

O fornecimento de medicamentos está instituído por Lei · Federal (8080/90) e dispõe sobre a sua distribuição gratuita, sendo tal obrigação solidária da União, Estados e Municípios fazendo-se atuar por meio de suas respectivas Secretarias de Saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_______________________________

Paulo Cesar Lima Tigre

Vereador da Bancada do Progressistas

 

 

Campo Bom, 07 de julho de 2020.

Documento publicado digitalmente por PEDRO EMíLIO FROEHLICH NETO em 07/07/2020 às 16:39:02.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 0dc8136d9fe7f1adb632d106ace5aea7.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camaracb.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 23682.

HASH SHA256: 32002c5f1115ddff4540b98371311c94637262002c93973b19c7a824efa97528