PROJETO DE LEI Nº 012/2021, DE 25 de Maio de 2021
 

"DENOMINA PRAÇA DO PLANO DIRETOR, NO BAIRRO IMIGRANTE SUL, DE PRAÇA CELENE ADAM THOEN"

Proponente: Ver. Alexandre Hoffmeister (PP)

 

   

PROJETO DE LEI Nº. /2021, DE 24 DE MAIO DE 2021.

 

“DENOMINA PRAÇA DO PLANO DIRETOR,

NO BAIRO IMIGRANTE SUL, DE PRAÇA

CELENE ADAM THOEN”

 

 

Art. 1º A Praça localizada na Rua Wolfran Metzler, no bairro Imigrante Sul (Bairro X), Quadra 01, na cidade de Campo Bom, será denominada “PRAÇA CELENE ADAM THOEN”.

                     

Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação.

 

 

Sala de Sessões Presidente Vargas, 24 de maio de 2021.

 

 

 

 

Ver. Alexandre Olavo Hoffmeister           

                               PP                                      

 

 

  

JUSTIFICATIVA

 

 

CELENE ADAM THOEN

 

 

                No dia 17 de fevereiro de 1944, no Distrito de Entrepelados, município de Santo Antônio da Patrulha, nasceu CELENE IRIS ADAM. No ano de 1958, iniciou seus estudos na Escola Normal Evangélica Sínodo Riograndense, em São Leopoldo, posteriormente na cidade de Ivoti, onde no ano de 1962, formou-se como Regente de Ensino Primário. Dona Celene começou a lecionar já no ano de 1963, na localidade de Paverama, município de Estrela e posteriormente no município de São Sebastião do Caí.

               Em agosto de 1966, passou a lecionar no grupo escolar La Salle, em Campo Bom, cidade onde fixou residência e construiu laços com a comunidade.

               Também estudou na Escola 31 de Janeiro, onde cursou Técnico em Contabilidade, e no ano de 1968 começou a trabalhar no INPS, atual Instituto Nacional de Seguridade Social.

               Na data de 14 de abril de 1973, casou-se com Elmo Romeo Thoen, quando adotou o sobrenome do esposo, ficando conhecida como CELENE ADAM THOEN. O casal fixou endereço na Rua Wolfran Metzler, nº. 984, Bairro Imigrante Sul, onde dona Celene residiu por quase toda sua vida (mais de 45 anos). Tiveram dois filhos, Raquel Thoen Martins e Régis Eduardo Thoen e quatro netos, Betina, Maria Eduarda, Bruno e Artur, os amores da avó Celene.

               No ano de 1982 tomou posse como Chefe de Departamento de Assistência Social, e no ano seguinte passou a ser Secretária de Assistência Social. Desenvolveu de forma incansável e com muita dedicação, projetos voltados ao Saneamento, Habitação e Postos de Saúde, iniciados nos bairros Aurora e Rio Branco, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos que mais necessitavam. No ano de 1985, após uma severa enchente, onde desempenhou um papel exemplar coordenando com humanidade e organização a retirada e acolhimento das famílias ribeirinhas, proporcionando maior conforto e alento às pessoas, foi reconhecida e premiada com a Medalha de Honra da Defesa Civil, que lhe foi entregue pelo Governador do Estado. 

                Em 1988 foi eleita vereadora do município de Campo Bom. Durante o mandato participou de inúmeras ações, elaborou projetos focados no desenvolvimento da cidade e em melhorias das condições da população, projetos estes que foram encaminhados e aprovados. Contribuiu ainda na elaboração da lei Orgânica Municipal. Também representou a cidade no Seminário de Cooperação Intermunicipal na Alemanha. No ano de 1996, assumiu como Membro do Conselho Tutelar dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Campo Bom.

             Foi uma pessoa muito atuante frente às necessidades da comunidade, se fazendo presente nos bons momentos e naqueles de adversidades. Participou de atividades Pró Segurança Pública (CONSEPRO), como vice presidente. Participou ainda de atividades do Departamento de Ação Social e do Coral da Igreja Luterana Comunidade São Paulo.

            Dedicada a família, gostava de cozinhar, costurar e cultivar seu jardim, especialmente suas orquídeas, que eram sua paixão. Tocava instrumentos musicais e cantava, tendo também participado do coral da Sociedade Canto Progresso.

            Dona Celene Adam Thoen, faleceu no ano de 2018, aos 74 anos e certamente deixa saudades eternas, como um exemplo de vida, garra, bondade e amor Cristão ao próximo, permanecendo no coração de cada um de nós uma lembrança viva e uma afeição que jamais se extinguirá.

 

 

 

 

                                         Ver. Alexandre Olavo Hoffmeister

                                                                     PP

 

Documento publicado digitalmente por MáRCIO FINGER em 25/05/2021 às 15:29:36.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação b283ba1e0864f171c98328803c06edc1.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camaracb.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 29402.

HASH SHA256: 3e85ea4f038704cf923c5fa21341ee00292664e89b47cb0d62e0cb1c935b80b9