PROJETO DE LEI Nº 022/2021, DE 16 de Julho de 2021
 

"INSTITUI A SEMANA DA CULTURA GERMÂNICA NO MUNICÍPIO DE CAMPO BOM QUE PASSA A INTEGRAR O CALENDÁRIO DE EVENTOS MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS"

Proponente: Ver.ª Professora Gênifer Engers, Ver. Professor Jeferson (PDT) e Ver. Adilson Tareco (PDT)

Campo Bom, 16 de julho de 2021.

 

Projeto de lei Nº ___/2021

INSTITUI A SEMANA DA CULTURA GERMÂNICA NO MUNICÍPIO DE CAMPO BOM QUE PASSA A INTEGRAR O CALENDÁRIO DE EVENTOS MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

Art. 1º Fica instituída a Semana da Cultura Germânica no Município de Campo Bom, a ser realizada, anualmente, na última semana do mês de julho, período em que ocorre a tradicional Festa do Colono (25/07).

 

Parágrafo único: o evento passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Campo Bom.

 

Art. 2 º A Semana da Cultura Germânica tem por objetivos e finalidade: 

I - Fortalecer, apoiar e incentivar a cultura germânica no seio de nossa cidade; 

II - Valorizar o legado da imigração alemã e suas transformações culturais;

III - Promover a tolerância e o respeito com a diversidade por meio da língua, arte e gastronomia;

IV - Potencializar o turismo cultural.

 

Art. 3º O Município, através da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, poderá promover Festas e eventos buscando parcerias público / privado, bem como parcerias com centros culturais e outras entidades, para apresentações artísticas e culturais voltadas a etnia germânica. 

 

Art. 4º Durante a Semana da Cultura Germânica os restaurantes e demais estabelecimentos do ramo de alimentação poderão oferecer, em seus cardápios, pratos típicos da culinária germânica.

 

Art. 5º Nesta semana poderão ser realizadas ações específicas voltadas ao tema como palestras, fóruns envolvendo a comunidade, escolas e entidades.

 

Art. 6º Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.

 

 

Gênifer Graziela Siebel Engers

Vereadora PDT

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Senhor Presidente,

Senhores(as) Vereadores(as):

 

         O Projeto de Lei em questão tem como proposta impulsionar o turismo como forma de alavancar a economia nesse segmento, que tem se caracterizado como um dos mais rentáveis em todo mundo, além de uma bela homenagem aos imigrantes alemães que formaram o nosso município.

 

         Com esse movimento cultural, estamos resgatando o legado dos nossos antepassados dessas etnias, que não mediram esforços em prol do desenvolvimento da economia de nosso município, bem como despertar na juventude o gosto pela tradição cultural germânica, para que possamos continuar essa bonita caminhada de nossa comunidade Campo-bonense.

 

     Tendo em vista ainda Lei municipal 018/2020 que institui a língua Alemã como patrimônio cultural municipal, e tendo o município aprovado o plano municipal de turismo, que tem como um dos pilares o Vale Germânico, nada mais propício do que dedicarmos uma semana específica para promover ainda mais a Cultura Alemã em nossa cidade.

 

       Certa da aquiescência dos meus pares e, na melhor forma de prestação dos serviços, valorização e lembrança dos antepassados Campo-bonenses, subscrevo esta justificativa reafirmando estima e consideração por todos os cidadãos desta cidade.

Documento publicado digitalmente por EMANUELY MUMBERGER ILGENFRITZ em 16/07/2021 às 09:45:18.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação f8e20ec1639a2e573ce9d451919ffe16.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camaracb.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 30687.

HASH SHA256: 8cbfbf2497ee811bf69a02dee56afbc4991d3a73436d8057635f06466163915b