Requerimento N.º 119/2021
21 de Setembro de 2021

Proponente: Ver.ª Professora Gênifer Engers

Campo Bom, 17 setembro de 2021.


 
Excelentíssimo Senhor Alexandre Hoffmeister
Presidente da Câmara Municipal de Campo Bom/RS


 
A Vereadora que subscreve, requer que após trâmites regimentais, seja analisado o requerimento abaixo declinado, e se acatado e aprovado, seja encaminhado ao Poder Executivo, através da Secretaria de Educação e Cultura.

 

Solicito que seja estudado a viabilidade de criação de uma REDE DE ATENÇÃO AOS PAIS COM A REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO E/OU RODAS DE CONVERSA, tendo em vista o retorno e os desafios que temos enfrentado no pós-pandemia.

 

     A ação consiste em um projeto de encontros com os pais (Seminário de pais ou rodas de conversa), respeitando os protocolos, e por isso de forna descentralizada, em bairros estratégicos, com o objetivo de amparar, ouvir e dar suporte em relação aos desafios da volta as aulas no pós-pandemia, as dificuldades encontradas pelos adolescentes e a saúde mental dos nossos jovens neste momento tão delicado. O período de isolamento social tem contribuído para manifestações de ansiedade, medo e modificações na dinâmica familiar, bem como doenças psicossomáticas e cabe auxiliarmos a diminuir os prejuízos e evitar danos ainda maiores.

JUSTIFICATIVA

     A ideia do projeto surgiu mediante solicitação da comunidade escolar, para terem momentos de escuta e trocas de situações do cotidiano escolar, bem como temáticas referentes à saúde mental com os pais e alunos, pois o período de isolamento social tem contribuído para manifestações de ansiedade, medo e modificações na dinâmica familiar.

 
     O objetivo da ação consiste em poder oferecer por meio de rodas de conversa, seminários, escuta e trocas, um aprofundamento do conhecimento especializado sobre promoção de saúde emocional e mental em tempos de retorno escolar pós-pandêmico, além de proporcionar um espaço de escuta qualificada para este momento inesperado de novas e antigas fragilidades emocionais, podendo ao longo do tempo serem incorporados assuntos e temas de interesse coletivo.

O presente requerimento tem como objetivos:

- Privilegiar os momentos de escuta aos pais de alunos, alunos e comunidade escolar;
- Ampliar a conscientização sobre a importância da saúde mental, especialmente daqueles grupos em situação de vulnerabilidade, vítimas de preconceito, discriminação e violência;
- Disponibilizar em casos específicos, atendimento individualizado às famílias.
 
Iniciativas do Projeto:

- Realização de rodas de conversa, palestras em grupos menores com especialistas/estudantes abordando os temas propostos e levantados de interesse;
- Exposição de cartazes, panfletos e afins como forma de informar sobre os sintomas e sofrimentos psíquicos;
- Articulação entre os grupos de atendimento em escolas/bairros realizando rodízio quinzenal/mensal;
- Monitoramento dos grupos para ações interdisciplinares de promoção à saúde mental;
 
Sem mais nada a solicitar, me despeço renovando os votos de estima e apreço.

 Sendo o que tinha, subscrevo 

 

Atenciosamente,

 


   
_______________________________________

Professora Gênifer Engers  

Vereadora na bancada do PDT

   

Documento publicado digitalmente por EMANUELY MUMBERGER ILGENFRITZ em 17/09/2021 às 12:33:06.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 73909197154a686541fa469bbc4e63f7.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camaracb.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 31768.

HASH SHA256: c146d17de334eedb2a94579e2be7f8720ea8ceeaa55234aa89f6041f738c3671