Requerimento N.º 129/2021
04 de Novembro de 2021

Proponente: Ver. Milton Wüst – Milico

REQUERIMENTO

 Excelentíssimo Senhor Alexandre Hofmeister

 

 Presidente da Câmara Municipal de Campo Bom/RS

 

O vereador que subscreve requer que após trâmites regimentais, seja encaminhado ao excelentíssimo prefeito municipal, Sr. Luciano Orsi e a Secretária de Educação Sra. Simone Daise Schneider a seguinte solicitação:

Que seja estudado a possibilidade de implantar na grade curricular de ensino do município, a matéria de educação financeira e econômica.

 

                 Justificativa

A nossa população em todo o país antes da pandemia já se encontrava em uma situação preocupante com a quantidade de pessoas endividadas e inadimplentes, imagina agora com tudo subindo todos os dias, vai ser um verdadeiro caos social.

 Somente com conhecimentos básicos de economia e finanças o povo vai poder enfrentar as crises financeiras do nosso País e as dificuldades do dia a dia.

A crise que estamos passando não é a primeira e nem será a última, pois um povo que não sabe economizar, organizar suas contas, se programar para cortar gastos nunca conseguirá alcançar seus sonhos e seus objetivos. E é onde muitas pessoas preocupadas com as dividas acabam se envolvendo com drogas e com álcool, muitos acabam tirando suas próprias vidas, piorando cada vez mais a situação.

A instrução nessa área são deveres dos pais, mas qual exemplo esses pais endividados ou inadimplentes poderão repassar aos seus filhos?

Os Países que adotaram educação econômica e financeira no currículo escolar estão em ótimas colocações no ranking de desenvolvimento econômico do mundo, tendo como exemplo Cingapura. Com certeza essa matéria hoje é tão importante quanto as demais, pois será muito aproveitada no dia a dia dos nossos jovens que poderão repassar aos seus familiares.

Inserir educação financeira e econômica como disciplina na grade curricular  é o caminho para a solução de diversos problemas econômicos e bastante conhecidos da nossa sociedade.

Já venho a alguns anos entrando com está proposta por entender que é um avanço para nossa cidade, hoje ainda mais tenho a certeza que estou certo com a minha visão, pois somente agora criaram o APRENDER VALOR.  O Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras. Financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o programa vem sendo implementado desde o início de 2020, em caráter experimental (fase piloto), em escolas selecionadas de cinco estados (Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná) mais o Distrito Federal.

A partir de 2021, a iniciativa entra em fase de expansão nacional, possibilitando que outras escolas e redes municipais e estaduais de educação tenham acesso aos recursos do programa. Dessa forma, já em 2021 conhecimentos sobre formas de melhorar a gestão do dinheiro podem chegar a estudantes de Ensino Fundamental de todo o país.

A população é a base de um País e é também quem paga o preço das crises que passamos, por isso a importância de serem preparados para a tal.

 

Documento publicado digitalmente por VALDOIR STAHER em 04/11/2021 às 13:42:25.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação e172219bf5a6c63837db35f6978d706a.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camaracb.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 32617.

HASH SHA256: c27e7582c7d42b0f385050346b2238dae5a2ecf1d94ed2982b06a46ef13703b6