Requerimento N.º 002/2022
02 de Fevereiro de 2022

Proponente: Ver. Jair Wingert (REP)

                                                                       Campo Bom,  02 de Fevereiro  de 2022.

                                 

                                         

Excelentíssima Senhora Gênifer Engers

Presidente da Câmara Municipal de Campo Bom/RS

 

O vereador que subscreve requer que após trâmites regimentais seja apreciado e votado pelos parlamentares e se aprovado encaminhado  ao prefeito Luciano Orsi o seguinte  REQUERIMENTO:  O vereador que subscreve requer  que, obedecidos os trâmites regimentais, seja analisado o presente requerimento e, se assim for do entendimento dos nobres Edis, seja encaminhado ao Prefeito Municipal Luciano Orsi.

 

                                           REQUERIMENTO

Solicitamos que a Prefeitura de Campo Bom através da Secretaria Municipal de Educação estude a possibilidade de implantar nas escolas do município um Projeto que contemple a MEDITAÇÃO NAS ESCOLAS. O objetivo é contribuir para o surgimento do novo homem, um ser integral, holístico e voltado a cultura da fraternidade e da paz.  J

Já escreveu  o  Dalai Lama:“Se todas as crianças de 8 anos aprenderem meditação, nós eliminaremos a violência do mundo dentro de uma geração”. A prática da Meditação, que estimula a observação e aguça a concentração, está conectando estudantes que se relacionam com um mundo cada vez mais agitado e repleto de estímulos externos. Mas, desta vez, a conexão não é virtual e, sim, interior. Durante a prática, que é acompanhada por uma música que tranquiliza, os adolescentes são guiados delicadamente pela instrutora, que chama a atenção para o ritmo da respiração, pede que eles tragam o pensamento para o presente e os induz a um relaxamento profundo. — O meditador é um observador. Observa a respiração, o corpo, os sons e os pensamentos, que são como uma onda do mar, vêm e vão — orienta Bruna, que estimula o olfato, a audição, o paladar, a visão e o tato. — Sinta essa folha com seus dedos, toque de forma suave, porém atenta, observe a textura, explore a folha — propõe.

A escola de seu filho não oferece meditação? Isso não significa que seu filho não possa meditar. Que tal transformar a prática num costume familiar? Em vez de dizer para seu filho não interromper sua meditação, que tal convidá-lo para meditar com você? Comece aos poucos e vá no ritmo da criança. Aos poucos, a pausa para ficar na companhia dos próprios pensamentos vai se transformar num hábito e, quem sabe, acompanhar a criança a vida toda.

O treinamento do corpo docente pode ser realizado através de workshops nas escolas previamente agendadas pela Secretaria de Educação. O mais bacana é que os professores não precisam se ausentar da escola e eles são beneficiados duplamente: melhor desempenho no âmbito pessoal e melhor desempenho no âmbito profissional com melhora nas notas e no comportamento dos alunos.

 

O que é meditar?

A palavra meditação vem do latim “meditare”, que significa “voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior” e “voltar a atenção para dentro de si”. Já está comprovado cientificamente, que a meditação traz vários benefícios para a saúde, como a redução de estresse, dor e insônia, melhora nos quadros de depressão e ansiedade, aumento do foco de atenção e da qualidade de vida, dentre outras inúmeras situações. Meditar é assim: simples, barato, transformador e não depende de ninguém além da própria pessoa. Porém, é preciso treino e regularidade. E ao contrário do que pode parecer à primeira vista, aquietar-se por alguns minutos e prestar atenção na própria respiração não é exatamente fácil. Primeiro, é necessário ter a intenção honesta de fazer algo positivo por si mesmo e empenhar-se para isso com disciplina, investindo energia psíquica nesse propósito diariamente. E fazer isso, mesmo sabendo de antemão que, principalmente no início, os pensamentos vão voar. O exercício, aliás, é justamente esse, trazer a mente de volta, centrar-se de novo na respiração, e de novo e de novo, sem julgamentos.   Daniel Goleman, psicólogo conhecido internacionalmente pelo livro “Inteligência Emocional”, nos ensina em seu último livro “Foco”, que a prática da meditação pode ser comparada com os exercícios físicos, no sentido de que estes exercitam os músculos do nosso corpo, enquanto que a meditação exercita a nossa mente e atua na área do córtex pré-frontal do cérebro desenvolvendo a criatividade e a atenção.

 Respiração e generosidade

Mais de 4000 estudos científicos mostram que a respiração lenta utilizando o diafragma traz benefícios à saúde. Quando esse músculo é utilizado, o ar chega até a base dos pulmões, enviando mais oxigênio às células. A respiração consciente, silencia o “barulho” interno e proporciona inúmeros benefícios tanto físicos quanto psíquicos. A prática de 5 min diários da meditação para desenvolver a criatividade, aumentar o foco de atenção e controlar a impulsividade, combinada com a prática da generosidade, onde os alunos são orientados a usar o tempo, o amor e a amizade em casa ou na escola para alguém ou para um animalzinho de estimação, farão com que nossas crianças cresçam como cidadãos responsáveis, bondosos e preparados para os desafios do mundo.

 

Hiperatividade, TDAH ou excesso de estímulos?

O resultado de estudos científicos estão demonstrando que o excesso de estímulos, atividades, propagandas, uso de celulares, Ipads, videogames e TV estão saturando a mente de crianças em níveis jamais vistos. Segundo o psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury, crianças pequenas têm mais informações do que tinha um imperador da Roma Antiga e do que tinham Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, os grandes pensadores da Grécia antiga. Contudo, o autor nos ensina que, pensar excessivamente é uma bomba contra a qualidade de vida e um intelecto criativo e produtivo. Augusto Cury, nos apresenta a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) como uma das doenças do século, provocada pelo excesso de pensamento e não raro confundida com hiperatividade ou transtorno do déficit de atenção. Como evitar que as crianças estejam mentalmente agitadas, desconectadas, impulsivas, com dificuldade de elaborar suas experiências diante disso? Pesquisas feitas por neurocientistas, psicólogos, médicos e filósofos renomados como Daniel Goleman, Zon Kabat-Zinn, Richard D. Roberts, Alan Wallace, todas são unânimes sobre os benefícios da Meditação Mindfulness juntamente com a prática da generosidade, da amorosidade, da gentileza e da compaixão. Sem contar que, além de ser um remédio sem efeitos colaterais, basta praticar.  Felizmente já existem técnicas com caráter laico, como a Meditação Mindfulness, e que são cientificamente comprovadas para combater esta síndrome e recuperar a tranquilidade mental e emocional. Nos colégios onde está sendo implantado o “Projeto Meditação nas Escolas” são inúmeros os depoimentos de progresso e aprovações. Para tanto solicitamos que a administração municipal analise com carinho este pedido que vai diminuir a violência e os conflitos nas escolas e nas comunidades. Sem mais nada a solicitar, expresso meus mais sinceros votos de estima e consideração. 

 

                                                                ______________________

                                                                        Jair Wingert

                                                                     Vereador do PP

                                                    

 

 

 

 

 

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