Requerimento N.º 045/2022
16 de Março de 2022

Proponente: Ver.ª Professora Sandra Orth (PSDB) e Ver. Jair Wingert (REP)

 

Campo Bom,15 de março de 2022.

      

REQUERIMENTO

Excelentíssima Senhora Gênifer Engers.

Presidente da Câmara Municipal de Campo Bom/RS

Os vereadores que subscrevem requerem que após trâmites regimentais, seja encaminhado ao IPASEM - INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CAMPO BOM.

 Que IPASEM análise a viabilidade de ofertar atendimentos psicológico aos seus associados.

 

JUSTIFICATIVA

A psicologia organizacional é a área da medicina do trabalho que trata da relação entre a psicologia, o trabalho e as pessoas. O atendimento psicológico para colaboradores tem como objetivo a promoção da qualidade de vida, da saúde mental e da boa relação dos colaboradores no ambiente corporativo.

A psicologia nas empresas começou a ser aplicada em meados do século XIX, quando as relações de trabalho começaram a passar por mudanças por causa da Revolução Industrial. Na época, as indústrias visavam aumentar a produtividade e, com o tempo, surgiram novas preocupações em relação à condições de trabalho adequadas, como manter um bom ambiente organizacional e melhorar os relacionamentos interpessoais.

Oferecer um atendimento psicológico para colaboradores traz benefícios tanto para a empresa como para o funcionário. O psicólogo nas empresas consegue mapear os perfis de colaboradores, identificar problemas relacionados ao trabalho e causas de ausências frequentes.

Ao reconhecer esses problemas, o atendimento psicológico para colaboradores atua em melhorias no ambiente organizacional e deixa a empresa preparada para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) vem destacando a necessidade urgente de investir em saúde mental. Desde o início da pandemia de Covid-19, há um aumento significativo no número de casos de ansiedade e depressão no mundo todo.

O Brasil está no topo da lista de países que estão sofrendo com doenças psicológicas, segundo o estudo Tracking the Coronavirus, realizado pela Ipsos em 16 países. O estudo indica que 4 entre 10 brasileiros têm sofrido com ansiedade como consequência da pandemia. As mulheres são as mais afetadas, principalmente as que continuam trabalhando, pois sentem-se sobrecarregadas também com as tarefas dentro de casa e com os cuidados com os filhos.

 

Sem mais nada a solicitar, expresso meus mais sinceros votos de estima e consideração.

 

 

 

________________________________________

Vereadora Professora Sandra Orth

Líder da Bancada PSDB

 

______________________________________

Jair Wingert

Vereador do PP

  

Documento publicado digitalmente por MIRIA CRISTINA DA SILVA RUPPENTHAL em 16/03/2022 às 14:33:21.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação ca80c9728d8fc56a3ccb2ac2958c4797.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camaracb.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 34878.

HASH SHA256: 036a82d57177ee146461e7832e5b6d62cfe1c72a35109456b991c9979ce0e41d