Requerimento N.º 055/2022
27 de Abril de 2022

Proponente: Ver. Jair Wingert (REP)

                                        

 

                                                         Campo Bom,  26  de Abril   de 2022.

 

Excelentíssima Senhora Gênifer Engers

Presidente da Câmara Municipal de Campo Bom/RS

                                 O vereador que subscreve requer que após trâmites regimentais seja apreciado e votado pelos parlamentares e se aprovado encaminhado ao prefeito municipal o seguinte  REQUERIMENTO:   que seja  estudado a possibilidade de  CRIAR um PROJETO pautado  no  CIDADES PARA BRINCAR E SENTAR , uma mudança de perspectiva pra o espaço público. O projeto foi criado na Alemanha pelo professor Bernhard Meyer e Stefanie Zimmermann e vem sendo aplicado em várias cidades do mundo. O foco principal é criar cidades mais amigáveis e verdes para todas as crianças. Como criar cidades mais amigáveis e verdes para todas as crianças? Essa pergunta tem norteado muitas das ações e estudos do programa Criança e Natureza. Hoje, podemos nos considerar uma sociedade majoritariamente urbana. Mas a urbanização das cidades brasileiras, por vários motivos, resultou em uma forma de ocupação do espaço que privilegia o ambiente privado em detrimento da convivência em espaços públicos, que reduziu as áreas verdes e priorizou as ruas apenas para a passagem dos carros. A rapidez e a intensidade desse processo causaram mu danças drásticas em nossa organização social, em nossa saúde e na nossa relação com a cultura e com a natureza. Um processo sistêmico que pouco valoriza o desfrute da vida do lado de fora, e que tem os veículos automotores como a principal forma de locomoção resulta em um estilo de vida mais sedentário, que nos empurra para a esfera privada, e impacta diretamente o modo de viver das infâncias nas cidades. Todas as crianças anseiam por liberdade e experiência. Entretanto, é cada vez mais raro encontrar crianças. O livro que contém todo o projeto e a trajetória deste novo estilo de cidades está a disposição na internet:Livro_Cidades_para_Brincar_e_Sentar.pdf(criancaenatureza.org.br)  Sem mais nada a solicitar, expresso meus mais sinceros votos de estima e consideração. 

                                                         

                                                                   ______________________

                                                                        Jair Wingert

                                                                    Vereador do PP

                                                    

 

                                          CIDADES PARA SENTAR E BRINCAR:

 

Boa parte do que vemos ao caminhar por uma cidade está destinado aos motoristas ou tenta nos vender alguma coisa. Concebidas desse modo, as cidades se tornam territórios hostis, principalmente para as crianças. Mas será que cidades precisam ser, sempre, o império dos carros ou do comércio?

O livro Cidades para Brincar e Sentar, de Bernhard Meyer e Stefanie Zimmermann, apresenta o projeto de intervenção no espaço público das cidades de Griesheim e Brühl, na Alemanha, realizado com a participação de crianças, idosos e de pessoas com mobilidade reduzida.

A publicação detalha as etapas do planejamento e a identificação de rotas relevantes para as crianças, mapeadas por elas, que resultaram na escolha de locais para a instalação de objetos de brincar, e de oportunidades para a permanência no espaço público pelos idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. Ao final do processo, a brincadeira, o encontro e o descanso não ficaram mais restritos a praças, parques ou outros locais fechados, e passaram a fazer parte de toda a paisagem das cidades. 

Quando pensadas dessa forma, as cidades permitem que as crianças e pessoas que de algum modo têm sua mobilidade reduzida consigam participar da vida diária com mais autonomia e durante mais tempo. Com pontos para o descanso espalhados pelos caminhos, uma muleta, um andador ou uma bengala podem ser dispensados. Uma medida preventiva, uma vez que pessoas que de outra forma ficariam em casa, estão aptas a desfrutá-la.

Ao criar rotas seguras para chegar à escola, com cruzamentos bem definidos e objetos atraentes pelo caminho, as crianças dominam por conta própria os trajetos. Trata-se de uma medida de segurança viária: as crianças ficam mais atentas ao caminho, e os carros percebem sua presença. Isso contribui para o desenvolvimento saudável das crianças, ao mesmo tempo que melhora a cidade.  

Embora existam diversos desafios a serem vencidos no Brasil para que as ruas possam ser consideradas seguras, o livro traz bons exemplos implementados em nossas cidades também e faz os contrapontos cabíveis entre Alemanha e nosso país.

 

 

 

Documento publicado digitalmente por JUNIOR LOPES DA ROSA em 26/04/2022 às 15:15:28.
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