Requerimento N.º 113/2022
26 de Outubro de 2022

Proponente: Ver. Jair Wingert (REP) e Ver. Jerri Moraes (PP)

                                                              Campo Bom, 26 de outubro de 2022.

                                                                                           ,

                                                      REQUERIMENTO

 Excelentíssima senhora Gênifer Engers

Presidente da Câmara Municipal de Campo Bom

                                      Os vereadores que subscreve requerem que após trâmites regimentais seja encaminhado a Mesa Diretora e a Comissão de Homenagens a justa e perfeita homenagem na última quarta-feira do mês de novembro (30.11.2022) ao ex-vereador e ex-vice-prefeito DELMAR TEIXEIRA DE MORAES “CASQUINHA” pelos relevantes serviços prestados a comunidade campo-bonense. Solicitamos que seja confeccionada uma placa em homenagem a Delmar “Casquinha” de Moraes dentro da dotação orçamentária do Legislativo. Sem mais nada a solicitar, expresso nossos mais sinceros votos de estima e consideração. 

 

                                                        Jair Wingert

                                           Vereador do Progressistas.

                                                 

                                                     Jerri Moraes

                                              Vereador do MDB

 

 

                                                                CURRICULO

 

                                  DELMAR TEIXEIRA DE MORAES “CASQUINHA”, nasceu em 24 de julho de 1949 na cidade de São Francisco de Paula. Filho de Adelibio e Elmira Moraes viviam da agricultura. Após uma passagem pela cidade de Taquara Delmar veio para Campo Bom em 1963 onde teve como emprego o serviço de auxiliar de jardinagem com seu futuro sogro, Alvicio  Jost. Ainda em 63 trabalhou na empresa Maquina Hans, depois trabalhou na Schaeffer e Hoffmann Calçados. Já em março de 1965 ingressou no Strassburger onde trabalhou por 42 anos, apenas com a interrupção de servir o exercito onde deu baixa como Cabo. Casou-se com Gladis Jost com que teve três filhos: Monabel, Daniel e Roger.  Hoje são cinco netos que são alegria do vovô Casquinha.  Em janeiro de 2022 Casquinha sofreu uma grande perda, a esposa Gladis veio a falecer, vítima de problemas cardíacos.

Strassburger você sabe onde pisa...

Trabalhando na Strassburger, Casquinha, apelido dado devido seu talento como jogador de Ping Pong onde teve atuação destacada junto aos jovens da Igreja Luterana da Paz (IELB) em competições regionais, Delmar passou por vários setores das empresas, iniciando no setor de enfiados e por último na área de informática da empresa. No Franciscano Casquinha tomou o gosto pela política vindo a se filiar no PDS partido pelo qual se elegeu vereador em 1988. Com atuação forte na Câmara de Vereadores em 1992 o vereador obteve a reeleição. Já em 1996 foi vice-prefeito ao lado de Nelson Schneider obtendo uma importante vitória.  Em 2000 Casquinha concorre a vereador desta feita pelo PTB, mas encerra seu mandato no PHS, partido fundado pelo empresário Roberto Argenta.

Um político com P maiúsculo

Casquinha como vice-prefeito foi o responsável pela aquisição e o projeto de criação da Zona Industrial Norte onde hoje está instalada da Feevale Tech Park. Foi criador do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Criador da Copa 40 na cidade de Campo Bom. Um dos idealizadores da Festa do Sapato. * Um dos fundadores da Fundação Cultural de Campo Bom. * Criador do Projeto de Lei Prefeito, Vice-Prefeito e vereador por um dia. * Criador da Lei da Lei que proíbe a venda de armas de brinquedos em Campo Bom. * Criador ao lado de Marcos Riegel dos Bombeiros Voluntários de Campo Bom. * Criou a Comissão que conseguiu o segundo grau para a Escola Fernando Ferrari. * Autor do projeto que sugeriu a implantação da ciclovia na Avenida dos Municípios até a divisa com Novo Hamburgo. Autor do projeto que solicitou a implantação do Posto de Saúde no bairro Santa Lúcia. * Autor do Projeto de Lei quer determina que as provas de concursos públicos em Campo Bom sejam realizadas sempre aos domingos beneficiando os guardadores do Sábado. (Judeus e Adventistas do Sétimo Dia.). * Autor do Projeto de Lei que cria a Semana da Saúde do Homem no Município. * Autor do Projeto de Lei que cria o dia da Pessoa Portadora de Deficiência em dezembro de cada ano.

Casquinha um homem de bem.

Casquinha é defensor da livre iniciativa, bem como, acredita num mundo onde o diálogo e o respeito as diferenças sejam uma constante na vida das pessoas.  Como político Casquinha prestou grandes serviços, defendendo quem gera emprego e renda. Como vereador ou como vice-prefeito Delmar Teixeira de Moraes “Casquinha” sempre defendeu a família. Um homem de fé baseado nos princípios bíblicos que acredita na trindade e de que Deus tem o universo sobre seu comando.  Outra faceta deste grande ser humano é a paixão pela leitura e pela escrita, a qual culminou com o lançamento do livro infanto juvenil: A menina do rabicó azul. Mas o talento do escritor não para por aqui e em breve virá o Menino do Supermercado outro livro que nos convida a refletir sobre a vida.

 

 

 

 

 

Documento publicado digitalmente por JUNIOR LOPES DA ROSA em 26/10/2022 às 16:42:21.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 04ad56c697a74f16427450443d9bd5e7.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camaracb.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 42031.

HASH SHA256: dce14e2626575eeaf926603d2057a7bfaa03bd4783f54cd3dd9b6c0e590644ca