PROJETO DE LEI Nº 016/2024, DE 15 de Julho de 2024
 

"DENOMINA RUA “05” DO PLANO DIRETOR, LOTEAMENTO COOPERPOLI – BAIRRO COOPERNORTE ENTRE AS QUADRAS 6 E 7, RUA 6, AVENIDA "A" E A ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO PRÓRPIO LOTEAMENTO DO NOVO PLANO DIRETOR DE RUA “Darcy Constante Cambruzzi”."

Proponente: Ver.ª Michele Closs (PDT), Ver. Professor Jéferson (PDT), Ver.ª Professora Gênifer Engers e Ver.ª Kayanne Braga (PDT)

Campo Bom, 12 de Julho de 2024.

                                                                                          

PROJETO DE LEI

 

Excelentíssimo Jéferson Nunes

Presidente da Câmara Municipal de Campo Bom/RS

 

DENOMINA RUA “05” DO PLANO DIRETOR, LOTEAMENTO COOPERPOLI – BAIRRO COOPERNORTE ENTRE AS QUADRAS 6 E 7, RUA 6, AVENIDA "A" E A ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO PRÓRPIO LOTEAMENTO DO NOVO PLANO DIRETOR DE RUA “Darcy Constante Cambruzzi”.

 

Os vereadores que subscrevem, encaminham através do presente, para deliberação dos nobres pares, o incluso Projeto de Lei que “Denomina Rua Darcy Constante Cambruzzi' a Rua Projetada nº 05, do plano diretor, loteamento Cooperpoli – bairro Coopernorte, entre as quadras 6 e 7, rua 6, Av. A e a área de preservação permanente do próprio Loteamento.

 

O propósito do presente Projeto de Lei é fazer uma justa homenagem para valorizar uma pessoa que fez história no nosso município, trabalhando por muitos anos na cidade e dando sua contribuição na esfera social e comercial, sendo um defensor incansável dos interesses dos cidadãos.

Sem mais nada a solicitar, expressamos nossos mais sinceros votos de estima e consideração.

 

Atenciosamente

Professora Gênifer Engers

Vereadora do PDT

 

Professor Jéferson

Vereador do PDT

 

Kayanne Braga

Vereadora do PDT

 

Michele Closs

Vereadora do PDT 

 

Art. 1° - A Rua Projetada "nº 5", loteamento Cooperpoli – bairro Coopernorte entre as quadras 6 e 7, rua 6, Av. A e a área de preservação permanente do próprio Loteamento do novo plano diretor será denominada de Rua “Darcy Constante Cambruzzi”.

 

Art. 2° - Esta lei entra em vigor, na data de sua publicação.

 

 

CURRÍCULO

 

Darcy Constante Cambruzzi, natural de Rolante, na época distrito do município de Santo Antônio da Patrulha/RS, nasceu em 16 de fevereiro de 1941. Filho dos agricultores Constante Augustinho Cambruzzi e Agricula Cambruzzi, veio morar em Campo Bom/RS no ano de 1969, com sua esposa Anita Cambruzzi (in memorian) e duas filhas pequenas.

Fixaram moradia no bairro Porto Blos, onde moraram até o fim de suas vidas.

Na chegada iniciaram sua vida como sócios juntamente com a família Taufer de um mercadinho no bairro.

Sobre o contexto religioso, ao chegar no bairro em 1969, havia a Capela Cristo Rei sendo construída, onde Darcy se engajou com a comunidade para que este sonho se tornasse realidade. Foram anos de construção e por volta de 1973 foi concluída a construção da igreja e o pavilhão Cristo Rei, tudo muito simples sem grandes acabamentos.

Outra ação importante, foi a implantação da Festa dos Motoristas que foi instituída em 1974, sendo que a ideia da festa surgiu quando Sr. Cambruzzi estava indo visitar seus pais em Rolante e passando pela cidade de Taquara/RS se deparou com a festa do colono/motorista, carregando São Cristóvão. Retornando a cidade, reuniu- se com a diretoria da Capela Cristo Rei, na qual fazia parte, sugeriu a criação da festa aqui também. No início a ideia não foi bem vista, mas com muita insistência foi aceita pela comunidade.

Para o acontecimento das primeiras festas, com o intuito de reunir a comunidade, Sr. Darcy Cambruzzi distribuía gasolina como forma de incentivar a participação das pessoas para carreata.

Com o passar dos anos, em setembro de 1976 abriu a Distribuidora de Bebidas D.C. Cambruzzi, gerando empregos. Durante as atividades no ramo de bebidas, a Distribuidora teve destaque, sendo que em 1982 foi reconhecida em 1o lugar na distribuição e vendas de bebidas da Pepsi no estado.

 

 Quando assumiram a administração, Bohrer e Fips (1973 – 1976) a comunidade se mobilizou, vindo a rede de esgotos e os primeiros calçamentos ao bairro Porto Blos.

Ainda na administração de 1973 a 1976, o CPM da Escola Estadual João Blos, na qual Sr. Cambruzzi fazia parte, reunisse-se com o prefeito Werner Ricardo Bohrer sobre melhorias na escola e juntos foram falar com o governador. Nesta conversa conseguiram a construção de 12 salas de alvenaria (existentes até hoje).

Anos depois mobilizaram a comunidade, juntamente com a diretora Ieda Benedetto para construir o prédio de dois andares onde abriga hoje, cozinha, secretaria, biblioteca e outras salas de aula.

Sempre empenhado com a comunidade e percebendo as necessidades de melhorias em seu bairro, foi fundador da primeira diretoria da Associação de Bairros do Porto Blos. A primeira ação desenvolvida foi a implantação do Natal das Crianças.

As primeiras festas foram realizadas ao ar livre, na Rua José Vargas, que recebia decoração e iluminação especial da prefeitura. Outras festas foram realizadas no espaço do antigo depósito de bebidas, que fechou em 1989.

Outra grande conquista, de quando Sr. Darcy era presidente da Associação de Moradores, foi a construção do parcão na Avenida dos Municípios, onde era somente uma estrada de chão batido. Na administração de Giovane

 

Feltes (1989 – 1992), foi feito o Parque Dercio Afonso Lauer onde as famílias têm um lugar de lazer e trouxe mais segurança para quem transita na região.

Com o crescimento do bairro e a necessidade dos pais terem um local para deixar seus filhos enquanto trabalhavam, nesta mesma administração foi reivindicada a construção da creche, atual Escola Municipal de Educação Infantil Amarelinha, isto trouxe mais tranquilidade aos moradores do bairro e região, sendo que a Escola foi inaugurada em 1990.

Sr. Cambruzzi tinha uma paixão pela tradição gaúcha e participou ativamente como vice patrão do CTG CAMPO VERDE. Nesta época, implantaram as primeiras tertúlias, todas as sextas-feiras, que foram um dos grandes sucessos por vários anos. Desta forma, obtiveram grandes lucros e aumento significativo de sócios para o CTG.

Devido ao seu trabalho e dedicação, nos dois mandatos como vice-patrão, entre reformas e ampliações do mesmo, foi construído o que chamavam de “REDONDÃO”. Sendo que durante a inauguração do local, Sr. Cambruzzi foi homenageado e comtemplado com uma placa e um título ouro, como forma de agradecimento pelo seu trabalho.

Por muitos anos, foi presidente da Associação de Moradores do Bairro Porto Blos, e na administração do Deoclecio Schutz (1993 – 1996) foi construída a Associação de Moradores do Bairro Porto Blos, onde a prefeitura ajudou com a cedência do terreno para construção e a comunidade juntamente com a diretoria da Associação se mobilizou para a construção do prédio, doando tijolos, cimentos, ferros, etc. Quando pronta abrigou a festa do Natal das Crianças, que acontecia anteriormente em outros locais, e festas direcionadas para comunidade.

  

    Com a idade um pouco avançada e sempre preocupado em reunir a comunidade, criou no ano de 2000, um dos primeiros grupos de terceira idade da cidade denominado Grupo de 3a Idade ANO 2000. Na qual era atuante e junto com os grupos que foram surgindo posteriormente, via a necessidade de um espaço predestinado para a realização de encontros dançantes que reuniam grupos de toda a região. Na administração de Faisal Karam (2009 – 2012), os grupos se reuniram o prefeito para a criação de um espaço para os idosos fazerem suas festas, sendo que em 2012, foi inaugurado o Centro de Convivência da Terceira Idade (local onde atualmente se localiza a secretaria de obras do município).

Sr. Cambruzzi faleceu no dia 05 de abril de 2020, deixado a esposa Anita Cambruzzi (in memorian) e quatro filhos, Vera Lúcia Cambruzzi, Veranice Maria Cambruzzi de Oliveira, Vander Lúcio Cambruzzi e Vanesa Agricola Cambruzzi, além de seis netas e cinco bisnetos.

Importante frisar, que a família é base de tudo e sem o engajamento desta, todas as conquistas não fariam o menor sentido. Portanto queremos estender a homenagem a Sra Anita Cambruzzi (in memorian), que sempre foi outra sonhadora por mudanças e que se dedicou muito para que tudo isto fosse possível. Assim como seus filhos e netos que sempre estão dispostos para que este legado fique na história de Campo Bom, através do exemplo dos seus pais e atuando na comunidade onde moram.

 

Professora Gênifer Engers

Vereadora do PDT

 

Professor Jéferson

Vereador do PDT

 

Kayanne Braga

Vereadora do PDT

 

Michele Closs

Vereadora do PDT 

 

vereador

Documento publicado digitalmente por JúLIA em 12/07/2024 às 12:26:06.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 3d61b2ee825e140e851e27fdddea58d9.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camaracb.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 59814.

HASH SHA256: c711e734bd3942bc18fb306d6198f63a9dd98478f57da4aae728405053a3aa62