Requerimento N.º 008/2026
04 de Fevereiro de 2026

Proponente: Ver. Professor Jéferson (PDT), Ver. Alexandre Hoffmeister (PP), Ver. Cleber Nunes da Silva (MDB), Ver. João Paulo (MDB), Ver. Paulo Santos Silveira (MDB), Ver.ª Kayanne Braga (PDT), Ver.ª Michele Closs (PDT) e Selecione o Proponente

Estudo de Viabilidade Técnica para a implantação de  Bueiro Inteligente na Cidade de Campo Bom”

 

REQUERIMENTO

 

Excelentíssimo Senhor João Paulo Berkembrock

Presidente da Câmara Municipal de Campo Bom/RS

Os Vereadores que subscrevem o presente instrumento, no uso de suas atribuições legais e após cumpridos os trâmites regimentais, solicitam que seja encaminhado ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, Sr. Giovani Feltes, o seguinte requerimento:

Requerem que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras e Trânsito, realize um estudo de viabilidade para a implementação do sistema de "Bueiro Inteligente" na rede de drenagem urbana de Campo Bom. Sugere-se que a instalação ocorra de forma experimental e gradual, com a colocação de cestos coletores (filtros) em bocas de lobo, priorizando-se os pontos com maior histórico de acúmulo de resíduos e recorrência de alagamentos no município.

JUSTIFICATIVA

A implementação desta tecnologia em Campo Bom justifica-se por uma série de motivos estratégicos que impactam diretamente a qualidade de vida da população. Primeiramente, o sistema garante a proteção do Rio dos Sinos ao atuar como uma barreira física que impede a chegada de garrafas PET, sacolas plásticas e outros detritos ao nosso principal manancial.

Além disso, a iniciativa contribui decisivamente para a prevenção de alagamentos, visto que a obstrução das galerias por lixo é a causa central desse problema em áreas urbanas; com o uso do cesto, o resíduo fica retido e a água flui livremente. Outro ponto fundamental é o combate à dengue e à proliferação de vetores, pois a facilidade na limpeza frequente evita o acúmulo de lixo orgânico e água parada, eliminando focos do mosquito Aedes aegypti e de roedores.

Por fim, o projeto gera economia aos cofres públicos, uma vez que a manutenção de um cesto coletor é significativamente mais barata e ágil do que o deslocamento de equipes para a desobstrução de galerias subterrâneas ou a realização de dragagens em arroios após o descarte irregular de resíduos.

Sem mais nada a solicitarmos, expressamos nossos mais sinceros votos de estima e consideração.

Campo Bom, 04 de Fevereiro de 2026.

   

 

   

 

Documento publicado digitalmente por CRISTIANO RODRIGUES FIGUEIRO em 04/02/2026 às 15:19:47.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 7112e5ae63ea1fb25df2b1538fabf303.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camaracb.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 71576.

HASH SHA256: dee26e171e7ee48189f27ee800a4f175d5fd568a95153188fe009313b92e8dd7